terça-feira, 22 de junho de 2010

PERGUNTAS FREQUENTES

1) Meu carro foi multado, posso licenciar ele sem pagar a multa?
Não, o artigo 131 §2º diz que o veículo só pode ser licenciado após serem pagas todas as multas e encargos sobre ele, mas segundo resolução do STF, quando a multa estiver em processo de recurso, o pagamento será suspenso.

2) Sou obrigado a assinar o auto de infração que o PM ou Agente de trânsito preenche quando cometo uma infração?
Não, você não é obrigado a assinar o auto de infração, assim sendo, estará acontecendo um crime de abuso de autoridade.

3) Quando houver fiscalização eletrônica, é necessário que antes dela exista sinalização informando a sua presença?
Sim, as resoluções 079/98 e a 820/96 obrigam a presença de sinalização informando a presença de fiscalização eletrônica, ao longo de todo o trecho da via que será fiscalizada, devendo existir também a 300 metros de cada aparelho de fiscalização.

4) É necessário que o aparelho eletrônico de fiscalização seja aferido anualmente pelo INMETRO?
Sim, a resolução 023/98 assim o obriga e, também, quando for detectado alguma irregularidade no seu funcionamento ou quando o aparelho sofrer manutenção.

5) Quais são as oportunidades de defesa que eu tenho para recorrer de uma multa?
A defesa começa com a apresentação da DEFESA PRÉVIA, que devrá ser apresentada em 30 dias (ou no prazo estabelecido pela autoridade de trânsito) nesse momento, o condutor ainda não foi multado, é o momento de apresentar a sua defesa junto a autoridade de trânsito que, indeferindo o pedido, multará o infrator que pode recorrer apresentando o RECURSO DE IMPOSIÇÃO DE MULTA, junto a JARI, que julgando improcedente o recurso, o condutor poderá dar entrada no CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) ou no Contran, encerrando a instância administrativa. desse ponto em diante o caminho é a Justiça Comum.

6) O carro esta em nome de outra pessoa, mas eu estava dirigindo quando ele foi multado, quem perderá os pontos na Carteira?
Se o condutor não for identificado, os pontos irão para o proprietário do veículo.

7) Vendi meu carro mas estou recebendo em casa multas que o novo dono esta cometendo, o que faço?
Antes de mais nada, quando vender o carro preencha no documento de transferência, o nome do comprador, date e assine, pois isso, o forçará a trasferir logo o veículo para o seu nome (para não pagar multa), tire uma cópia e a envie ao Detran conforme estabelece o artigo 134. Guarde com você, o nome completo do comprador com endereço, CPF e/ou identidade .
No caso da pergunta, você deve fazer um documento ao Detran, informando que o veículo já não é mais seu desde a data da venda (informar a data), solicitando que o próximo licenciamento não seja realizado sem a devida tranferência de propriedade. Se você tiver os dados do comprador, informe-os ao Detran.

8) É verdade que a partir de meia noite é permitido invadir o sinal vermelho ou estacionar na calçada?
Não, a não ser que exista sinalização informando sobre a permissão e os horários estabelecidos, ou outra informação oficial qualquer.

9) Os pontos perdidos ficam na carteira até quando?
Os pontos perdidos permanecem no prontuário do condutor durante um ano, a contar da data da aplicação da penalidade (isso para cada infração), após esse período, eles desaparecem, mas a infração fica registrada durante toda a vida do condutor.

10) Comprei um carro mas não sou habilitado, se uma pessoa, sendo habilitada, for multada dirigindo esse veículo e ela não foi identificada, a perda dos pontos irá para quem?
Nesse caso, o proprietário do veículo deverá informar ao detran quem dirigia o veículo, se o condutor não informar, o proprietário deverá pagar as multas, mas como ele não é habilitado, ninguém perderá os pontos.


11)Sendo Habilitado, eu posso dirigir qualquer tipo de veículo?
Não. Depende da categoria da sua habilitação. São 5 (cinco) as categorias:

Categoria A - Todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. ;

Categoria B - Veículos automotores e elétricos, de quatro rodas cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, contemplando a combinação de unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, desde que atenda a lotação e capacidade de peso para a categoria;

Categoria C - Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria “B”;

Categoria D - Veículos automotores e elétricos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares e, todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”;

Categoria E - Combinação de veículos automotores e elétricos, em que a unidade tratora se enquadre nas categorias “B”, “C” ou “D”; cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque, articulada, ou ainda com mais de uma unidade tracionada, tenha seis mil quilogramas ou mais, de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, enquadrados na categoria trailer , e, todos os veículos abrangidos pelas categorias “B”, “C” e “D”.


12) E EU LEVAR UMA MULTA DE 7 PONTOS, TENHO MINHA CARTA SUSPENSA ?

Nem sempre, Isso somente ocorre, se a multa estiver entre as que por si só suspendem a CNH, como por exemplo: Falta de capacete, velocidade acima de 50% do permitido, trafegando pelo acostamento e etc.


13) Posso licenciar meu carro sem pagar as multas de trânsito?

Não. De acordo com o artigo 131 §2º do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), todos os débitos incidentes sobre o veículo devem ser quitados antes da emissão do licenciamento anual. Porém, se as multas de trânsito estiverem em processo de julgamento, você poderá pedir a suspensão do pagamento através da justiça.


14) Tenho que assinar a multa quando for parado e multado?

Não, porém não há nada que o impeça de assinar. A assinatura serve apenas para dar ciência que você recebeu a notificação pelo agente de trânsito, mas não significa que você concorda com a autuação.


15) Não é preciso parar um condutor sem o Cinto de Segurança para multá-lo?

Não! Existe apenas uma recomendação para que isso seja feito, mas não é necessário parar o veículo para efetuar esta multa.


16) Se o veículo for multado mas estiver em nome de pessoa Não Habilitada, os pontos irão para quem?

A princípio ninguém receberá os pontos. Se o proprietário não tem Habilitação, não há como inserir a pontuação no sistema. Elas ficam registradas no CPF do infrator, aguardando a entrada no processo de Habilitação, e isso irá impedi-lo de prosseguir.


17) O veículo estando em nome de Empresa, quando multado, o que acontece se não indicar um condutor?

O órgão autuador manterá a infração original e lavrará mais uma multa, cujo valor será igual porém multiplicado pelo número de infrações iguais cometidas no período de doze meses, de acordo com o artigo 257 parágrafo 8º do CTB. Esta multa é uma penalidade administrativa devido a omissão do responsável pela infração e não gera nova pontuação, não sendo também mais necessário indicar o condutor.


18) Os pontos na CNH somem depois de um ano?

O órgão autuador manterá a infração original e lavrará mais uma multa, cujo valor será igual porém multiplicado pelo número de infrações iguais cometidas no período de doze meses, de acordo com o artigo 257 parágrafo 8º do CTB. Esta multa é uma penalidade administrativa devido a omissão do responsável pela infração e não gera nova pontuação, não sendo também mais necessário indicar o condutor.

19 comentários:

  1. Posso legalizar, ou seja: emplacar e remarcar o chassi de uma moto baixada permanentemente ?
    Quais os procedimentos necessários ?

    ResponderExcluir
  2. passei minha moto financiada para uma loja mas ainda esta no meu nome e chegou uma multa para mim que eles tomaram o que eu faço.

    ResponderExcluir
  3. oi, gostaria de saber como devo agir nesse caso, eu me meu marido compramos um carro usado, e aconteceu um emprevisto, meu marido acabou sofrendo um acidente, e quitemos a divida, mas gostariamos de vender o veiculo,como devemos proceder, pois o carro ta quitado, mas naum esta no nosso nome?

    ResponderExcluir
  4. comprei uma moto que o recibo tava preenchido a mais de anos que devo fazer?

    ResponderExcluir
  5. Olá tenho um carro que esta em meu nome, nao feito o procedimento de transferencia porque na epoca estava alienado, hoje a dívida de refinanciamento já foi quitada, mas o problema é que nao consigo, dar a baixa de gravame, devido que quem realizou um refinanciamento deste veiculo foi outra outra pessoa (irmao) e a mesma faleceu e a financeira disse que tenho que solicitar aos familiares um comprovante ou seja um inventário para que eu possa retirar do meu nome, mas só que para isso terei que solicitar a um advogado uma alternativa, devido que este bem nao pertence aos familiares do falecido (irmao), isso procede, visto que terei que arcar com despesas, sendo que o veiculo continua em meu nome e com multas cometidas nesse período, agradeço desde já, por favor responda-me por favor no email jorgesamyro@gmail.com, Jorge sou do estado do paraná, um abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá tenho um carro que esta em meu nome, nao feito o procedimento de transferencia porque na epoca estava alienado, hoje a dívida de refinanciamento já foi quitada, mas o problema é que nao consigo, dar a baixa de gravame, devido que quem realizou um refinanciamento deste veiculo foi outra outra pessoa (irmao) e a mesma faleceu e a financeira disse que tenho que solicitar aos familiares um comprovante ou seja um inventário para que eu possa retirar do meu nome, mas só que para isso terei que solicitar a um advogado uma alternativa, devido que este bem nao pertence aos familiares do falecido (irmao), isso procede, visto que terei que arcar com despesas, sendo que o veiculo continua em meu nome e com multas cometidas nesse período, agradeço desde já, por favor responda-me por favor no email jorgesamyro@gmail.com, Jorge sou do estado do paraná, um abraço

    ResponderExcluir
  7. Fui renovar minha CNH mas eles disseram que tinha que fazer reciclagem porque estava suspensa entre 8/10/2012 a 8/11/2014 mas não me enviaram nenhum aviso sobre a suspensão, quando entrei no site do detran vi que não tinha nenhuma multa nem pontos na carteira, e recebi a carta do detran dizendo que não havia restrições para renovação...

    ResponderExcluir
  8. bom dia!
    paguei um despachante para fazer a transferência do veiculo para meu nome, so que já tem 6 meses que ele ta me enrolando e nao quer me devolver a documentaçao para passar para outro despachante.
    existe meios juridicos ou outro meios de obriga-lo a me devolver a documentaçao. ?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite meu lacre está com a trava da parte de cima fixisado aucontrario mais travado tem algum problema

    ResponderExcluir
  10. Minha irmã teve o carro apreendido. Teve q pagar as multas para poderem liberar o carro. Mas só q ja está indo pro 7 dia de apreensão. Por que não liberaram o carro?

    ResponderExcluir
  11. Olá vendi uma moto minha e quando fui reconhecer firma levei por engano o documento do meu carro fiz todo o procedimento , chegando em casa fui ver que tinha levado o documento errado e nem a pessoa que comprou minha moto percebeu .E agora oque devo fazer ?

    ResponderExcluir
  12. Retrovisor trincado e multa de qual grau

    ResponderExcluir
  13. Comprando uma moto em nome de terceiros tem como pagar os docs e fazer vistoria normal ou só o proprietário conseguirá realizar a vistoria anual?

    ResponderExcluir
  14. Estou morando em outra cidade e o carro não está no meu nome tem como pagar o documento e pega ele em mãos

    ResponderExcluir
  15. Comprei um carro atrasado e n esta em meu nome, posso pagar o documento e retirar outro no despachante?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite tem um amogo vwndendo carro de locadora para mim mais esta falando qie o recibo so chega daqui a tres meses isso procede

    ResponderExcluir
  17. Disse que vou direto na vistoria passar para o meu nome

    ResponderExcluir